Educação prorroga matrícula até março em Antônio Cardoso

A Secretaria Municipal de Educação de Antônio Cardoso ampliou o prazo para matriculas de alunos da rede pública do ensino Fundamental 1 e 2, até 31 de março. Segundo o secretário Cleves de Oliveira, o prazo foi ampliado porque pelo menos 15% dos alunos não confirmaram a matrícula.

Os alunos da rede municipal que ainda não confirmaram a matrícula, têm até o dia 31 de Março para procurar a escola que estudam e confirmar a vaga, que deve ser assinada pelos pais ou responsáveis. Para os alunos novos, é preciso apresentar histórico escolar original, cópia da certidão de Registro Civil ou da Cédula de Identidade, acompanhada do original para fins de conferencia, duas fotos (3 x 4) recente, além do comprovante de residência atualizado, e o cartão do programa Bolsa Família em nome do pai, mãe ou responsável pelo aluno beneficiário.

Já para os estudantes do ensino infantil os pais devem apresentar os seguintes documentos: Cópia do Cartão de vacina atualizado com o respectivo original para fins de conferência.

A expectativa da Secretaria de Educação para 2018 é matricular 2.700 alunos. O ano passado foram matriculados 2.580. Segundo Cleves de Oliveira, a meta da Secretaria é matricular todas as crianças e jovens em idade escolar. Por isso nós ampliamos o prazo sempre que se faz necessário. Sempre aparecem os que deixam para última hora e àqueles que perdem o prazo por motivos variados”.

A evasão escolar no município, apesar de considerada pequena, também é preocupação da Secretaria de Educação. “Graças ao trabalho desenvolvido pela equipe docente da secretaria, acompanhados de dois psicólogos que realizam visitas nas residências de pais de alunos, orientando e incentivando a permanência na sala de aula, esse número é cada vez menor. Temos a preocupação de visitar cada casa de alunos para saber de seus pais o porque da desistência e, em quase 100% das vezes conseguimos resgatar o aluno”, diz o secretário.