Educação certifica estudantes do Emitec e Pronatec em Antônio Cardoso

A Secretaria Municipal de Educação de Antônio Cardoso certificou 150 estudantes que participam dos programas Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e Emitec -Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. A solenidade que contou com a participação do prefeito Toinho Santiago, autoridades local e convidados, aconteceu na sexta-feira (13). Os estudantes, a maioria adolescentes, receberam certificados nas áreas de Agricultura Familiar, ensino médio e certificação digital.

Toinho Santiago lembrou que os programas fazem parte de um sonho realizado na área de educação e, segundo ele, mesmo antes de assumir a Prefeitura, na condição de funcionário do Estado, já lutava pela sua implantação. “Hoje podemos assegurar que trata-se de um sonho realizado. Esses programas significam mais qualidade de vida e mais oportunidades para os nossos jovens. Com mais oportunidade no mercado de trabalho teremos uma juventude com maior autoestima e um município mais desenvolvido”, comenta o prefeito.

O Emitec é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação da Bahia, que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos. O programa prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição dos 27 Núcleos Territoriais de Educação. O curso tem carga horária total de três mil horas/aula.

Já o Pronatec tem a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, voltado, prioritariamente para estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos. O secretário municipal de educação, Cleves Oliveira, comemora o encerramento das atividades nos programas em 2019. Ele garante que este é o governo que mais investiu nos jovens em Antônio Cardoso. “É mais um grande investimento humano que essa gestão faz pelos jovens cardosenses”.

Ainda sexta-feira (13), aconteceu o encerramento das atividade da Fanfarra Municipal de Antônio Cardoso (FAMAC) com solenidade que entregou medalhas de honra ao mérito e certificados de participações nas atividades musicais.