Cerca de 380 pessoas foram atendidas gratuitamente no Mutirão de Saúde para triagem de glaucoma em Antônio Cardoso

Cerca de 380 pessoas foram atendidas na segunda etapa do mutirão do glaucoma, na manhã do último domingo dia 19/11. A ação aconteceu no espaço da Secretaria de Saúde na Sede e foi promovida pela Prefeitura de Antônio Cardoso, através do Hospital HCOE de Feira de Santana, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. Com atendimentos gratuitos voltados para mulheres e homens acima de 40, portadores da doença.  Durante a ação, os pacientes que apresentaram glaucoma receberam um colírio para o tratamento no momento da consulta. Uma equipe de profissionais do HCOE composta por médicos oftalmologistas e enfermeiros acompanhou a triagem dos pacientes. De acordo com a diretora de atenção básica, Kaline Cunha, a ação é realizada a cada 3 meses no município.

Glaucoma:

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico, é caracterizado pela perda da visão periférica, que permite perceber objetos ao nosso redor, devido à lesão das fibras do nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo.

2 Mutirão Glaucoma Antonio Cardoso-BA Novembro 2017 02