Antônio Cardoso inicia aulas da primeira turma do Pronatec

A primeira turma do curso “Agricultura Familiar” do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do município de Antônio Cardoso, tiveram nesta sexta-feira (12), o primeiro dia de aula. São 25 jovens, a maioria vindos da zona rural, que durante quatro meses terão orientação técnica e qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho. Criado em 2011, o programa tem como principal objetivo, democratizar o ensino por meio de bolsas de estudos gratuitas, proporcionando mais oportunidade.

O Pronatec já atendeu mais de oito milhões de brasileiros. Os Cursos 2019 foram criados a fim de oferecer oportunidades no mercado de trabalho aos jovens. O município de Antônio Cardoso recebe o programa pela primeira vez, este ano. Segundo a coordenadora, Joseane Costa Leite, a ideia é formar novas turmas e, “qualificar o máximo possível de jovens cardosenses”. A primeira turma é formada por jovens de 15 a 29 anos, estudantes do ensino médio. O curso está sendo ministrado no Colégio Antônio Carlos Magalhães.

A maioria dos trabalhadores de agricultura família dos países em desenvolvimento segue as práticas agrícolas que aprenderam com seus pais e avós. Mas a agricultura evoluiu. Ensinar esses pequenos produtores rurais sobre os métodos mais modernos de proteção e gestão de lavouras, irrigação e nutrição do solo permitirá que eles tenham propriedades mais produtivas. Participaram da aula inaugural nesta sexta-feira, secretários municipais, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Jocivaldo dos Anjos e representante da Associação Quilombola Rural, entre outras autoridades.

IMG-20190412-WA0018 IMG-20190412-WA0021 IMG-20190412-WA0019 IMG-20190412-WA0020IMG-20190412-WA0022