1º Fórum Comunitário do Selo Unicef do Município de Antônio Cardoso 2018

O Município de Antônio Cardoso realizou na manhã desta quarta-feira (08/08), o Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017 a 2020, dos Direitos das Criança e do Adolescente. Com o tema: “Eu e meu Município Crescendo Juntos”. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação com a presença do prefeito Toinho Santiago, da Vice-Prefeita, Maria de Lourdes (Lú de Gel), da presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marlene Aparecida, além de autoridades políticas do município e representantes de vários setores.

O fórum é uma realização da prefeitura municipal de Antônio Cardoso, através do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte, Cultura e Lazer, tem o objetivo de contribuir com a redução da desigualdade e a garantia dos direitos da criança e do adolescente do semiárido, além de buscar o fortalecimento da gestão pública municipal e qualificar as políticas direcionadas a infância e adolescente.

O prefeito Toinho Santiago, abriu a cerimônia e destacou a importância do Fórum no Município. “Este fórum é de grande importância para o município de Antônio Cardoso, porque estamos numa gestão que precisamos da participação intersetorial, para implantação de políticas públicas voltada para a inclusão social de crianças e adolescentes, estimular a atuação  na educação, que tem um papel muito importante  de não deixar a criança fora da escola e também promover iniciativas através de grupos de esportes, dança,  capoeira, teatro, para melhorias relacionadas às crianças e adolescentes”, destacou.

A Secretária de Assistência Social, Lú de Gel, pediu para que todos os envolvidos no Selo Unicef se esforcem para que a conquista do selo seja alcançada. “Não tem como a gente conquistar o selo, sem o comprometimento de toda a Sociedade através das associações, igrejas, sindicatos e a Sociedade Civil. É um projeto intersetorial envolvendo as principais secretarias; Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.” Disse.

A presidente do Conselho municipal, Marlene Aparecida dos Santos, agradeceu todos que contribuíram para que o fórum acontecesse. E explicou que este é o momento em que a Comunidade sugere e discute as melhores soluções para os principais problemas, relativo à situação das crianças e dos adolescentes do Município, com base nos indicadores oficiais e nos diagnósticos participativos.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social-Cemas, Marcos Mendes de Carvalho, destacou que o selo Unicef, é uma condecoração que os municípios recebem pelos esforços na superação dos índices negativo referente ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. A tarde o fórum finalizou com apresentação do núcleo do Nuca e a apresentação cultural do grupo de capoeira formado por jovens da Sede.